sábado, 31 de janeiro de 2009

Superbowl Matchups - Parte 2

Analisando os matchups do Superbowl. A parte 1 você encontra aqui

__________________________
Jogo corrido do Cardinals X Defesa do Steelers contra corridas

Esse matchup, que é por muitos considerado secundário, pode ser o fator decisivo do jogo. O Cardinals conta com um grande RB em Edgerrin James, que já ultrapassou a marca das 10000 jardas na carreira, um bom e confiável reserva no rookie Tim Hightower e um outro running back que é capaz de fazer boas corridas quando tem chance que é o veloz JJ Arrington. Eles enfretarão a segunda melhor defesa da NFL parando corridas, a melhor em média de jardas por corrida e que conta com ótimos “run stuffers” como Aaron Smith, Brett Keisel e James Farrior.

O jogo corrido do Cardinals é o ponto mais fraco do ataque. Durante a temporada regular o Cards foi o pior time correndo com a bola, tendo uma péssima marca de 3.5 jardas por corrida e conseguindo apenas 73.6 jardas em média por jogo. Durante os playoffs o time continuou com uma péssima marca de 3.3 jardas por corrida mas agora eles tem conseguido em média 111 jardas por jogo, o que seria o suficiente para “rankea-los” o 18º melhor jogo corrido da liga durante a temporada regular. Não é uma marca impressionante mas é, por exemplo, melhor do que a média do nosso ataque durante a temporada regular (105.6). A melhora no desempenho do jogo corrido do Cardinals é evidente e tem um motivo lógico: Edgerrin James. O grande running back, que sempre foi um back muito produtivo quando jogava no Indianápolis Colts, vinha de 2 temporadas razoáveis como back do Cardinals. No meio da ultima temporada o técnico Ken Whisenhunt resolveu colocar James no banco e deu a titularidade para o rookie Tim Hightower. Dez jogos mais tarde James voltou a ter mais corridas do que Hightower e voltou a ser o back produtivo que costumava ser. Edge é um back completo: tem boa visão de jogo, boa agilidade e velocidade, costuma quebrar alguns tackles e raramente comete um fumble. Não é a toa que Edge já ultrapassou a marca de 10000 jardas na carreira. O outro running back do Cardinals é Tim Hightower, um rookie que se caracteriza por ser um RB muito forte e explosivo. O estilo de jogo Hightower lembra o jogo de outros RBs que o Steelers já enfrentou nessa temporada como Brandon Jacobs e LenDale White.

A defesa do Steelers conta com um dos, talvez o, melhor front seven da NFL. A linha defensiva é uma das melhores da liga e conta com os ótimos Aaron Smith, Casey Hampton e Brett Keisel que alem de fazerem ótimas jogadas invadindo o backfield e quebrando as jogadas do ataque ainda ocupam os bloqueadores e assim liberam o melhor grupo de LBs da liga para fazerem as jogadas. James Farrior e Larry Foote são dois dos melhores ILBs parando corridas. Raramente perdem tackles, lêem bem as jogadas e tem a velocidade e explosão suficiente para fazer tackles-for-loss. Do lado de fora eles contam com o apoio de James Harrison e LaMarr Woodley que são dois ótimos rushers mas também fazem um ótimo trabalho parando o jogo corrido e não cedendo a chamada “cut back lane” para os RBs adversários. Alem de contar com esse magnífico front-seven o Steelers ainda tem mais um ótimo jogador parando corridas e que é o 8º homem no Box em algumas jogadas: Troy Polamalu. O All-Pro safety é um dos melhores DBs da liga parando o jogo corrido. Polamalu raramente perde um tackle no open field e tem uma velocidade impressionante que o permite fazer jogadas mesmo se no ínicio delas ele esteja longe da bola. O Steelers ainda conta com as ajudas dos CBs que, como a maioria deve saber, para jogar numa defesa de Dick LeBeau precisam ser bons também impedindo o adversário de ganhar jardas pelo chão.

Como o Cardinals deve usar pela maior parte do tempo um ataque com 3 WRs, 1 TE e 1 RB acredito que o Steelers vai usar bastante de Nickel e assim o grupo de LBs é formado por Farrior, Timmons, Woodley e Harrison. Mesmo jogando nessa formação, que conta com apenas 2 DLs, o Steelers deve ser capaz de impedir o Cardinals de ganhar boas jardas pelo chão. Acredito que o ataque corrido do Cardinals não tenha a qualidade suficiente para correr bem contra a nossa defesa, principalmente depois de 2 semanas de descanso.

Fique de olho em:

O Steelers tem um dos melhores e mais underrateds jogadores da liga em Aaron Smith. Smith é considerado por muitos o jogador mais importante dessa defesa e para a defesa ter sucesso parando o jogo corrido do Cardinals será necessária uma boa atuação de Smith, seja fazendo ele mesmo as jogadas ou ocupando bloqueadores para liberar os LBs. No Cardinals o destaque é Edgerrin James que é um dos melhores RBs da liga e está em boa forma

Um comentário:

Unknown disse...

Aaron Smith é muito foda! Só o que ele jogou essa season com o filho doente, já mereceria maior reconhecimento!