sábado, 17 de janeiro de 2009

Pré Jogo

Pittsburgh Steelers Vs Baltimore Ravens – AFC Championship Game
Local:
Heinz Field, Pittsburgh
Horário (Brásilia): 21:30
Transmissão: ESPN Internacional – A transmissão começa às 21:00 com um programa Semana NFL especial

Pela terceira vez na temporada o Steelers enfrenta o Ravens, dessa vez valendo o título da AFC e a participação no Superbowl XLIII. Apesar de duas vitórias nos confrontos anteriores, o Steelers vence no placar agregado por apenas 7 pontos. Como todos sabem, esse é o embate entre as duas melhores defesas da NFL: a nº 1 do Steelers e a nº 2 do Ravens e o equilibro entre as duas equipes promete um grande jogo, disputado até o fim.

O Ravens é um time que vem embalado depois de duas vitórias fora de casa nos Playoffs, contra Dolphins e Titans. Eles contam com a ascensão de Ed Reed, Terrell Suggs, Bart Scott, Ray Lewis, Haloti Ngata e cia. Do lado do Steelers, o time que vem de vitória contra o Chargers dentro de casa, e conta com a melhora de jogo da linha ofensiva e conseqüentemente do resto do ataque em geral.

Numa partida tão equilibrada como essa o time que errar menos provavelmente sai de campo vencedor. Essa é a grande virtude do Ravens de Joe Flacco, que até agora não sofreu nenhum sack e nem sofreu interceptações nos Playoffs. Para acabar com isso acredito que Dick LeBeau usará blitz mais complexas para confundir Flacco e a OL do Ravens, gerando os sacks e INT que serão mais importantes que o normal nessa partida. Flacco tem como principal alvo o experiente WR Derrick Mason, que provavelmente enfrentará Ike Taylor a maior parte do tempo. Taylor teve problemas no ultimo jogo e foi batido algumas vezes pelos WR do Chargers, inclusive num TD de 41 jardas. Os outros recebedores do Ravens são Mark Clayton, que enfrenta Bryant McFadden, o que é um ótimo matchup pro Steelers, e Todd Heap, que deve ser coberto por Troy Polamalu e Lawrence Timmons. O jogo de passes do Ravens (com exceção de Mason) não é muito preocupante. Heap é um ótimo TE mas vem sendo usado mais em bloqueios para ajudar na proteção de Flacco. O jogo corrido do Ravens é a maior arma do ataque. LeRon McClain e Willis McGahee são bons jogadores mas enfrentam uma defesa que cedeu apenas 15 jardas em 11 attempts para Darren Sproles e o Chargers. Acredito que o Ravens terá bem mais sucesso do que o Chargers correndo com a bola, mas ainda assim não deve ser um jogo corrido muito eficiente correndo contra Smith, Hampton, Keisel, Foote e Farrior. A OL do Ravens é uma linha forte que conta com jogadores como o ótimo Jared Gaither e o experiente Willie Anderson. Os confrontos de LaMarr Woodley e James Harrison contra esses dois tackles será dos melhores. São dois dos melhores pass rushers da liga contra dois ótimos OTs e o jogo pode ser decidido se um dos OLBs conseguir um sack + fumble ou se a OL der tempo suficiente para Flacco conectar um passe longo (como aconteceu contra o Titans).

O ataque do Steelers conta novamente com a tradicional I-Formation que trouxe de volta o bom jogo de Willie Parker e um melhor desempenho da linha ofensiva. Entretanto será mais complicado correr contra Haloti Ngata, Justin Bannan, Trevor Pryce, Ray Lewis e Bart Scott. Um fator que pode ajudar o Steelers nesse aspecto é que o Ravens vem jogando desde a semana 4 sem descanso. Isso são 17 semanas consecutivas e a defesa mostra claros sinais de cansaço. Na última semana eles cederam 72 jardas corridas em apenas 2 quartos para Chris Johnson do Titans (que saiu do jogo machucado). Historicamente Willie Parker não tem grandes partidas contra a defesa do Ravens mas vindo embalado com dois jogos com mais de 100 jardas é possível que Parker e o jogo corrido tenham uma boa partida contra o Ravens, o que eu pessoalmente duvido muito. Na minha opinião o jogo de passes do Steelers é a principal arma do time nesse confronto: Big Ben não perde para o Ravens desde 2006 e nossos WR também conseguem bons jogos contra eles. No ultimo jogo Ward teve mais de 100 jardas, Holmes fez o TD da vitória e Washington conseguiu ótimos catches no drive da virada. Alem desse bom histórico, o bom CB Samari Rolle está listado como questionável para a partida. Fabian Washington, Jim Leonhard e Ed Reed são os outros componentes dessa perigosa secundaria do Ravens, que tem crescido nos últimos jogos, principalmente Ed Reed. A defesa do Ravens também conta com um pass rush eficiente com Terrell Suggs, Trevor Pryce, Jarret Johnson e cia. A nossa OL jogou muito bem no último jogo mas contra o Ravens eu não espero um desempenho tão bom. Suggs tem se consolidado como um dos melhores pass rushers da liga e todos os outros componentes dessa defesa são perigosos e eficientes no pass rush. Acredito que a defesa do Ravens conseguirá pressionar Big Ben a maior parte do tempo, principalmente quando o DC deles, Rex Ryan, utilizar algumas de suas blitzes exóticas.

Para uma vitória do Ravens acredito que será necessário uma grande atuação do Special Teams deles e o ataque terá que conseguir pelo menos 2 ou 3 big plays. Posição de campo é um fator importantíssimo numa partida como essa com duas defesas tão fortes e dominantes. Se o Ravens conseguir ter uma boa posição de campo na maioria dos drives e ainda conseguir big plays quando estiver em uma má posição no campo, a chance de vitória deles é grande.

Para o Steelers vencer acredito que será necessária uma boa atuação da OL e de Big Ben. O Steelers já venceu o Ravens duas vezes no ano e em ambos os jogos o fator decisivo em favor do Steelers foi Big Ben que no primeiro jogo liderou uma campanha no OT e no segundo jogo liderou um drive de 92 jardas para virar a partida. Se a OL der tempo para Big Ben explorar os buracos na defesa do Ravens acredito que o Steelers vence.

Meu palpite para esse jogo é de um placar Steelers 20 x 13 Ravens. Arrisco dizer que Santonio Holmes terá uma grande partida no ataque e o destaque defensivo será James Farrior. Do lado do Ravens, acho que Flacco terá uma partida eficiente no ataque e Haloti Ngata terá mais um grande jogo.


Pra finalizar, aqui vai um Injury Report

Steelers:
Justin Hartwig (joelho): treinou ontem e vai para o jogo
Troy Polamalu (panturrilha): tambem treinou ontem, pelo segundo dia consecutivo. Tambem está confirmado

Ravens:
Terrell Suggs (ombro), Samari Rolle (virilha) e Derrick Mason (joelho, ombro e trapézio) não treinaram hoje pela manhã e suas particiapações estão como Questionavéis. LB Jarret Johnson (panturrilha esquerda) treinou hoje e deve ir para o jogo.

4 comentários:

Unknown disse...

Excelente post Pidots, é muito difícil ver textos com essa qualidade de análise e de informações em outros blogs de times de FA. Parabéns pra vc, amigo!

Sobre o jogo, diferentemente de vc, acredito sim em uma boa atuação do run game, Parker 100% e descansado por ter jogado pouco durante a season é a principal arma do Steelers nestes POs e isso é primordial para nosso ataque, pois se estabelecermos as carries, provavelmente a defeSa do Ravens não irá suportar o desgaste e assim, o Steelers irá se impor fisicamente deixando o jogo nas mãos do Big Ben pra utilizar muitas play-actions e provocar um bom estrago. Assim espero e torço!hehehe

HERE WE GO STEELERS, HERE WE GO!!!

Pidots disse...

Valeu The Bus.

a questão do jogo corrido é que o Parker nunca joga bem contra o Ravens. Eu torço muito pra um bom jogo dele amanhã e acho que isso pode acontecer justamente por 2 motivos: a defesa do Ravens tá muito cansada então existe a chance de a OL, como vc mesmo disse, se impor fisicamente e por causa da I-Formation que facilita isso ainda mais essa imposição. Parker conseguindo umas 70 e 80 jardas com uma média legal já tá de otimo tamanho para um jogo como esse

Unknown disse...

É mais feeling mesmo, Pidots!hehehe
Também espero mais revezamentos com o Moore, o que acentuaria esse desgaste do Ravens.

Alexandre Mussiat disse...

Pelo Injury Report dá pra ver bem a diferença de desgaste dos dois times. E isso é ótimo!
Se Mason e Suggs não jogassem seria lindo, mas esses jogadores da NFL querem jogar até se tivesse com uma perna quebrada.