domingo, 1 de fevereiro de 2009

Superbowl Matchups – Parte 4

Analisando os matchups do Superbowl
Parte 2 - Jogo corrido do Cardinals X Defesa do Steelers contra corridas
Parte 3 - Jogo corrido do Steelers X Defesa do Cards contra corridas
_______________________________

Ataque aéreo do Steelers X Defesa do Cardinals contra passe

O Steelers acabou a temporada regular como o 17º melhor ataque aéreo, com média de 206.3 jardas aéreas por jogo. O time teve problemas tanto com a proteção da linha ofensiva ao passe quanto com contusões que afetaram Big Bem Roethlisberger. Do outro lado temos a defesa do Cardinals que foi a 22ª defendendo passes na temporada com média de 221.3 jardas aéreas por jogo.

O ataque aéreo do Steelers tem vários bons jogadores mas tem problemas com a linha ofensiva. Ben Roethlisberger é um QB muito alto, forte e que conta com um passe preciso e forte. Big Ben, entretanto, tem como maior mérito a calma, frieza e habilidade necessária para fazer boas jogadas em situações de pressão. Big Ben tem como alvo principal o WR Hines Ward. Ward vem de contusão no joelho e não estará 100% na partida. Ward é talvez o WR mais inteligente da liga, raramente dropa uma bola e é conhecido pelos bloqueios arrasadores e pelo sorriso no rosto. Do lado oposto a Ward temos Santonio Holmes, um WR rápido, ágil, elusivo e que tem a capacidade de fazer grandes jogadas em qualquer momento do jogo. Holmes fez 1 TD em todos os jogos de PO de sua carreira. O grupo de WR ainda conta com Nate Washington, que é um alvo confiável e perigoso em rotas longas, e Limas Sweed, que tem tido problemas com drops mas parece ser um WR praticamente pronto pra jogar na NFL. Tem um problema grave mas que é fácil de ser consertado. Outro alvo confiável para o nosso QB é Heath Miller. Miller é um TE completo: faz um ótimo trabalho tanto bloqueando corridas, ajudando no bloqueio para passes quanto recebendo passes. No ultimo jogo do Cardinals o TE Brent Celek do Eagles, que está longe de ser um TE tão bom quanto Miller, teve o melhor jogo da sua carreira e mostrou um ponto onde a defesa do Cardinals pode ser bem explorada. Acho que Miller será um grande alvo nesse jogo, ainda mais com Ward não estando 100%. O Steelers deve usar, mais uma vez, bastante da Bunch Formation em situações de passe.

A defesa do Cardinals não é tão boa gerando pressão. O líder de sacks deles na temporada é o DE Bertrand Berry com apenas 7 sacks, incluindo pós-temporada. Não existe na defesa do Cardinals nenhum jogador capaz de gerar pressão constantemente sem a ajuda de stunts e blitzes. Apesar disso Berry e Darnell Dockett são perigosos e devem ser as maiores preocupações do Steelers quando o assunto é bloqueio de passes. Os LBs do Cards são bons blitzers e o DC Clancy Pendergrast usa bastante das X-Blitzes com os OLBs Dansby e Okeafor. Na secundaria o Cards conta com os CBs Dominique Rodgers-Cromartie e Roderick Hood e com os safeties Adrian Wilson e Antrell Rolle. DRC já disse durante a semana que será o CB incumbido de cobrir Santonio Holmes. Ele é um CB muito rápido mas não tem a força suficiente para fazer uma cobertura por pressão em situações de blitzs da defesa do Cardinals. Do outro lado Hood será designado para cobrir Hines Ward e quando esse não estiver em campo, Nate Washington. Hood é um CB mais físico do que DRC mas também é mais vulnerável a bolas longas. Atrás deles temos o ótimo Adrian Wilson, um SS muito forte, que é tão capaz de ser o 8º homem no box quanto ajudar na cobertura no fundo do campo. Wilson é o DB com maior número de sacks nessa temporada com 4.5. Antrell Rolle é um FS confiável, dá pouco suporte ao jogo corrido mas é muito seguro na cobertura e raramente cede longos ganhos.

A defesa do Cards permitiu muitos ganhos para o TE na ultima semana e o Steelers deve se aproveitar disso. Outro ponto que pode ser favorável para o Steelers é que Wilson, quando alinhado no Box, não tem a velocidade suficiente para dropar em coverage (como Troy Polamalu por exemplo faz) e isso pode ser explorado. Se Wilson estiver no Box a defesa do Cards terá um homem a menos na secundaria e isso pode ser explorado em passes longos para Nate Washington, principalmente se estiver alinhado contra Rod Hood.

Fique de olho em:

Com Ward não jogando inteiro o destaque no Steelers é Santonio Holmes, que deixou seu TD em todos os jogos de pós-temporada da carreira e pode encontrar bons matchups contra o rookie Rodgers-Cromartie. No Cardinals o destaque é Adrian Wilson, um safety multi-dimensional que pode causar impacto tanto com interceptações (teve 2 no ultimo encontro entre as duas equipes) quanto com sacks e tackles for loss.

Here We Go (Again) Steelers !

Nenhum comentário: